Revista Dizz

Ouvi diZZer que uma nova flor nasceu

Conheça a Revista Dizz, o novo periódico do curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP

“Uma flor nasceu na rua!

Passem de longe, bondes,

ônibus, rio de aço do tráfego.

Uma flor ainda desbotada

ilude a polícia, rompe o asfalto.

Façam completo silêncio,

paralisem os negócios,

garanto que uma flor nasceu”.

Carlos Drummond de Andrade

Houve um tempo em que falar e ser ouvido era para poucos. Era como ser frágil feito a flor do inverno e, ainda assim, romper o asfalto sujo: dizer e desdizer verbos no ritmo aflito do vento, vê-los ecoar e abalar os saberes mais sólidos, as verdades mais duras. Aí habita o estrondoso resplendor da palavra, pois, para muitos de nós, ela é o principal pilar que nos sustenta. À palavra que ainda não foi dita, cabe a nós oportunizar condições de dizê-la. E ouvi-la.

Foi assim que nasceu a Dizz, quase que como um zumbido em nossos ouvidos, reticências infinitas anunciando que há ainda muito o que dizer – e, sobretudo, há ainda muito a ser ouvido. Afinal, quando uma voz rompe o silêncio, quem a reverbera ao outro definitivamente está e pertence ao mundo. E este não pode ser “um mundo”, pois deve agregar as diferenças. Pensar diferente.

Ser diferente é fazer a diferença. Olhar para outro, se incomodar com os comodismos. Reconhecer que o mundo que construímos é insustentável. Rever hábitos, verdades, crenças. Entoar palavras que nos tirem da zona de conforto e acolham aqueles que aceitam a missão de conduzir a mudança. Com o tempo, aprendemos que muitas flores são capazes de resistir e nascer no asfalto, como ousou Drummond.

A Dizz vem para oportunizar novos olhares socioambientais para aquilo que compreendemos enquanto sustentabilidade, demonstrando que a mesma possui inter-relação com todas as esferas da nossa vida, pois atravessa questões ambientais, sociais e econômicas. Afinal, nossas pequenas ações afetam a sociedade, por isso a urgência da alteridade e da coletividade quando o assunto é o nosso amanhã.

Nesta primeira edição, a moda sustentável conduz o início dessa provação guiada pelos acadêmicos de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Felipe Frandaloso, Luan Possamai, Lucas Nether, Mylena Meloto e Stacy Naomi, que aceitaram as inquietações lançadas pelos docentes da disciplina de Projeto Experimental II, Gelson Barbosa e Jozieli Cardenal Suttili. Como resposta, o grupo idealizou este periódico enquanto produto do seu trabalho de conclusão de curso.

Que o curso de Publicidade e Propaganda do UNIDEP receba esta nova revista experimental e, com ela, confirme a cada edição o papel edificante do comunicador social enquanto agente de transformação capaz de inspirar mudanças por meio de ações e palavras – e que estas continuem sendo as nossas principais armas.

Mais uma flor nasceu no asfalto. Avisem a todos que ela nasceu.

Seja bem-vinda, Revista Dizz.

Profa. Ma. Jozieli Cardenal.

Para baixar e conhecer a primeira edição da Revista Dizz, acesse: AQUI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: