Revista Inquieta


Revista Inquieta – 1º edição!

A Revista Inquieta nasceu na disciplina de Projeto Experimental I e trouxe como temática a perspectiva da sustentabilidade a partir do veganismo. O projeto contou com a participação voluntária de professores e alunos, de diferentes períodos e também do curso de Gastronomia, constituindo, assim, um projeto interdisciplinar e intercursos.

Na disciplina de Projeto Experimental I, ministrada pelos professores Gelson Barbosa e Jozieli Cardenal, os acadêmicos desenvolvem artigos científicos e produtos midiáticos, abordando problemáticas sociais e o papel da Comunicação Social no desenvolvimento social e humano. Nesse sentido, o grupo responsável pelo projeto optou em estudar o veganismo. “Temos a condição de levar informações coerentes e completas às pessoas, de forma criativa, elaborada e persuasiva. Mesmo que não possamos resolver os problemas sociais, podemos, sim, promover reflexões. No caso do veganismo, mostramos a grandiosidade da causa, junto ao seu viés sustentável”, pontuou Amanda Hagnes.

Com distribuição gratuita, a primeira edição da Revista Inquieta foi pensada e produzida para ter suas próprias características, sua identidade. Conta com 44 páginas e 20 textos autorais, divididos em editorias que discorrem sobre a cultura do veganismo, seus ideais, causa animal e sustentabilidade. Os conteúdos também abordam o papel da mídia e da Publicidade perante o veganismo, além de aspectos vividos pelo público vegano que reside em Pato Branco. Crônicas, receitas e dicas completam a diversidade do periódico.

Os textos são de autoria de acadêmicos e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e Gastronomia da FADEP. Professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também participaram, concedendo entrevistas. 

O projeto gráfico da Revista Inquieta é de autoria da acadêmica Joana Leticia Novello Brum. O grupo responsável pelo projeto é formado, ainda, pelos alunos Guilherme Luiz Bianco, Lucas Santos da Silva e Maria Eduarda Machado.  A versão digital desta primeira edição pode ser acessada em: RevistaInquieta.


A 2º edição

A 2º edição da Revista Inquieta abordou a perspectiva da desigualdade social, a partir da realidade existente na cidade de Pato Branco (PR) e da dinâmica social estabelecida nas faculdades e universidades públicas e privadas, situadas no município. Essa temática norteou a linha editorial da Revista Experimental do curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) lançada em 2020. Desta vez, o periódico teve acesso on-line, visando sensibilizar a comunidade em geral e apresentar a meritocracia enquanto um mito, enfatizando a importância de discursos midiáticos voltados à promoção da igualdade e da diversidade. Acesse a versão digital da Revista Inquieta 2020 AQUI.


Fique ligado!

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: